Notícias

"A promoção do destino e a captação de eventos é um objetivo contínuo”

Presidente do Bento Convention Bureau, Sabrina Spiandorello Cardoso, participa de entrevista e elenca principais pontos de atuação em 2018

Finalizando o primeiro ano frente a presidência do Bento Convention Bureau (BCB), a presidente Sabrina Spiandorello Cardoso, responde questionamentos e elenca os principais ações de 2018 na atuação da entidade.

Destaque para o apoio em diversos eventos realizados no município, seja na participação, divulgação ou até com aporte financeiro. Assim, manteve-se o foco da promoção do destino Bento Gonçalves e apresentação do portfólio do BCB. O balanço anual também registra 14 eventos em captação para os anos de 2019, 2020 e 2021 e 87 visitas e reuniões comerciais no total.

O BCB conseguiu cumprir seus objetivos neste ano, em termos de apoio e captação de eventos? Sim. Com relação aos objetivos propostos para este ano, conseguimos superar o número de apoios e captações em relação ao ano anterior.

2- Como tem sido a relação e a busca de associados? Aliás, os sócios da entidade têm participado como se espera? Esta é uma busca contínua com o objetivo de fortalecer a entidade, diversificar o quadro associativo e aumentar as receitas para captarmos mais eventos. Os associados têm participado das atividades propostas pela entidade. Porém, temos dificuldade em mensurar os resultados das ações, uma vez que pois a captação de eventos ocorrem a longo prazo.

3- As entidades têm sentido reflexos financeiros, de anos para cá, em virtude da oscilação econômica. Como tem sido para o BCB manter sua programação e atuação? Nos últimos dois anos sentimos uma economia recessiva, curto orçamento para eventos e redução no formato de alguns eventos. Nossa entidade conta com apoio dos mantenedores, associados e parceiros para conseguir manter a sua programação e continuar atuando com o objetivo proposto.


4- Entretanto, o turismo tem sido um dos setores em constante crescimento, quais os motivos para isto. Com certeza. O Turismo, embora ainda pouco lembrado pelas governanças continua sendo uma das maiores fontes de renda e geração de empregos no país.

5- E o turismo de incentivo, ainda é desafiador? Sim, o turismo de incentivo é um segmento que gostamos bastante de trabalhar pois traz aquele visitante corporativo que recebe um prêmio da empresa para viajar e possivelmente retorna depois ao destino em lazer com a família e com a empresa no turismo de negócios e eventos. Ainda é desafiador porque são poucas as operadoras e agências que trabalham especificamente com este foco e para isso precisamos buscar novos mercados e apresentar o nosso de experiências direcionados a este segmento.


6- Este ano de eleição e Copa do Mundo, trouxe reflexos para o setor? Sim. Embora na nossa cidade tivemos aumento do fluxo de turistas tivemos reflexos na economia e na retenção de algumas empresas em realizar eventos em ano de troca de governo.

7- Que resultados a entidade atingiu participando de feiras em busca da promoção do destino de Bento Gonçalves? Trabalhar a promoção do destino e a captação de eventos é um objetivo contínuo da entidade. Geralmente conseguimos medir esse retorno, com o aumento do fluxo de visitantes e o aumento do ticket médio diário que o turista deixa na cidade. É extremamente importante participar de feiras e ventos do segmento corporativo, pois assim fortalecemos a imagem do turismo de negócios em Bento Gonçalves e divulgamos as atividades de nossos associados.


8- Quais são as prioridades ainda em seu mandato? Fico na gestão até setembro de 2019 e dentro das possibilidades orçamentárias que o Convention possui continuarei focando em prol de mais candidaturas e captações de eventos para nossa cidade, fortalecer mais as parcerias com entidades de classe a nível local e regional e realizar a segunda edição do “Encontro Nacional de Confrarias do Vinho” que se tornou um evento próprio do BCB e que busca repetir e superar o sucesso da primeira edição.

9- Um recado para a comunidade de Bento Gonçalves? O principal objetivo da entidade é captar eventos e divulgar o destino turístico Bento Gonçalves. Isto podemos fazer com todos os setores. Qualquer setor da comunidade que tenha algum evento em seu segmento ou relacionamentos, que possa entrar em contato conosco para realização e captação. Podemos ampliar e buscar juntos, novas oportunidades para a continuidade do desenvolvimento turístico e econômico local.


10- Um recado para os associados e aqueles que tiverem interesse em associarem-se ao BCB. Primeiramente, nossa gratidão as associados, mantenedores e parceiros que nos apoiaram no decorrer deste ano, possibilitando a participação em eventos locais e nacionais. Trabalhamos em prol do associado e do crescimento do turismo de negócios em Bento Gonçalves. Toda nossa consideração aos associados e mantenedores que vislumbram na entidade uma oportunidade de fomentarem seus negócios. E para quem tem interesse em participar do nosso quadro associativo, entre em contato conosco para agendarmos uma visita em sua empresa e apresentar as principais vantagens.

Assessoria de Imprensa / Bento Convention Bureau